Nos últimos meses várias cidades brasileiras aprovaram leis que proíbem a distribuição de sacolas não biodegradáveis nos super-mercados e em outros estabelecimentos, cabendo a eles oferecer aos consumidores outra maneiras de carregar suas mercadorias. Esses estabelecimentos geralmente utilizam sacos biodegradáveis (sacos que levam menos tempo para se decompor), ecobags (sacolas de tecidos) ou caixas de papelão. Segundo a pesquisa "Sustentabilidade aqui e agora"  feita pelo ministério do meio ambiente em parceria com a Walmart a proibição é aprovada por 60% da população.
  As sacolas plásticas começaram a ser produzidas por volta de 1950 e atualmente são produzidas 50000000 de sacolas por ano. O plástico é um derivado do petróleo e na natureza pode levar anos para se decompor. geralmente ele acaba parando nos rios e mares, onde ele pode ser fatal para os animais marinhos e aves que acabam os confundido com comida e se engasgam ou se enrolam a acabam se debatendo até a morte. Confira abaixo algumas curiosidades sobre as sacolas.



  • É necessário 11  barris de petróleo para se criar uma tonelada de sacos.
  • Apenas 1%  das sacolas são reutilizadas.
  • A matéria prima para produzi-las é gás natural e petróleo.
  • Cada saco gera 0,5 Kg de poluição aérea.
  • Mais de 3% dos plásticos do mundo tornam-se lixo flutuante.
Qual é sua opinião sobre este tema?
Deixe-a aqui nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Objetivo:

A turma 172 do Colégio Marista Pio XII (Novo Hamburgo - RS) está na campanha de conscientização popular "O Rio dos Sinos é Nosso " idealizada pelo Jornal NH que visa o preservamento ambiental do Rio de nossa região. Através deste blog nós vamos expressar nossas ideias e projetos.

Qual meio você usa para transportar suas mercadorias?